Seguidores

terça-feira, 24 de julho de 2012

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino. “Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos escolares promovem uma definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos”.
O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos,com isso podemos incluir os projetos pedagógicos e uso das tecnologias deixando nossas aulas mais prazerosas e enriquecidas. As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de ideias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do conhecimento sendo o responsável por esse elo o professor que fará o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, desenvolvendo a da capacidade de pensar, aprender, interagir com o meio em que vive.
Os conteúdos do nosso projeto estão dentro do currículo formal, porque trabalhamos a formação do educando com o intuito da valorização e respeito das diferenças, analisando sua postura, atitudes e opiniões em relação aos colegas de sala: e também o currículo oculto pois através das atividades estamos formando cidadãos.
O projeto envolve os conteúdos do currículo: atitudinais ( aprender a sere conviver, ser solidário, adquirir valores), conceitual ( conceito de amizade, valores e esclarecimento de dúvidas), procedimental
(saber fazer pesquisa) e factual (data comemorativa: 20 de julho, dia do amigo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário